Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Novo presidente da OAB-AM conhece sistema de virtualização do TJAM

Em visita de cortesia ao presidente do Tribunal e ao corregedor geral de Justiça, Simonetti conversou sobre a virtualização das Comarcas e outras preocupações dos advogados.


tjam_copyO presidente da Ordem dos Advogados no Amazonas (OAB), seccional Amazonas, Alberto Simonetti Cabral Neto, se mostrou favorável ao processo de virtualização que está sendo implementado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) nas Comarcas do interior do Estado e que deverá aumentar a agilidade do trâmite dos processos no Judiciário.
Simonetti se reuniu recentemente com o presidente do Tribunal, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, e também com o corregedor geral de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões, para discutir a virtualização das Comarcas, pois seria uma preocupação dos advogados quanto à digitalização dos processos, além de outras questões. "Trouxemos as reivindicações dos advogados ao presidente do Tribunal e, quanto à  digitalização, também apresentamos ao corregedor (responsável pelo processo) e ele foi muito sensível e nos mostrou o trabalho maravilhoso que está sendo feito pelo Tribunal de Justiça. O Amazonas é o Estado mais avançado nesse sentido, mas existiam algumas questões que a OAB queria resolver e conseguimos esclarecer isso com o corregedor", destacou o presidente da OAB.
Ainda segundo Simonetti, uma das preocupações da entidade é quanto a uma possível falha no sistema em relação ao período de prazos. "Uma das preocupações é quanto a falhas no sistema, principalmente em período de prazos. Trouxemos essa preocupação para o corregedor e para o presidente e os dois se mostraram sensíveis", destacou.
VIRTUALIZAÇÃO
Qualquer cidadão pode acompanhar o processo de virtualização dos processos das Comarcas do interior do Estado pelo portal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Dez mil processos já estão virtuais.
A ferramenta foi criada pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação, e já está disponível por meio do ícone: "Evolução e Virtualização no Interior", no lado direito da tela do portal.
De acordo com o diretor da Divisão de Tecnologia da Informação do TJAM, Messias Andrade, por meio dessa ferramenta é possível acompanhar em tempo real os processos que estão sendo virtualizados em cada Comarca. "Hoje, temos quase 10 mil processos virtuais, e 90 mil processos ainda estão em andamento no interior. Silves e Manaquiri serão os próximos municípios que irão concluir os trabalhos de virtualização", destacou o diretor.
Além disso, Messias ressalta que é possível também detectar de imediato possíveis problemas no processo de virtualização. "Quando verificamos que o processo está parado, ligamos para Comarca. Em seguida, checamos quais são as dificuldades e assim resolvemos o problemas o mais rápido possível", acrescentou.
No dia de janeiro, a Comarca de Envira (a 1.216 quilômetros de Manaus), foi a primeiro, no Brasil, a ter todos os seus processos virtuais. Internamente, o avanço na questão tecnológica traz também economia para as ações do tribunal. Segundo o desembargador Yedo Simões, por conta das grandes distâncias em relação à capital, gasta-se, em média, R$ 15 mil a cada três dias de correição que precisa ser realizar anualmente nas diferentes cidades do interior do Amazonas. "Agora, vai ser possível economizar esses recursos, já que será possível fazer este trabalho virtualmente, sem a necessidade de deslocar nenhum servidor até o município", destacou.
O Amazonas tem 59 comarcas no interior, 14 delas já estão com o peticionamento eletrônico para novos processos em pleno funcionamento e a expectativa é que dentro de 40 dias todo o acervo de processos antigos em tramitação nestas cidades seja 100% virtualizado. A meta é concluir a instalação da nova tecnologia em todo interior do Amazonas até outubro de 2013. 

DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM
Telefones | TJAM: (092) 2129-6771 / 6772
Telefones | Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210
Email: divulgacao@tjam.jus.br

Nenhum comentário: