Powered By Blogger

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sérgio Guerra diz que denúncias são graves e pede a saída de Orlando Silva

BRASÍLIA - O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (SP), defendeu nesta terça-feira o afastamento do ministro do Esporte, Orlando Silva, alvo de denúncias de desvio de recursos em convênios com organizações não-governamentais (ONGs) ligadas ao PCdoB, partido do ministro. Sérgio Guerra classificou o episódio como "grave".
- Quem está acusando é um cara do PCdoB. Um quadro do PCdoB. Protegido por muita gente do PCdoB e, tenho certeza, adversários lá por dentro. É um camarada que está misturado com muitos acontecimentos suspeitos. Isso só agrava o quadro - disse Sérgio Guerra, completando: - Não tem duas soluções, só tem uma: primeiro, ele sair, e explicar fora do Ministério os fatos pelos quais ele é denunciado. Segundo, que num eventual afastamento dele, pelo menos a Dilma tome a providência semelhante à que tomou no Ministério dos Transportes .
O presidente do PSDB defendeu também a profissionalização do Ministério do Esporte:
- Esse negócio de ficar parcelando, ficar dando ministério a partido, para partido fazer isso, ou fazer aquilo. Não dá certo. Já se viu que não dá certo. Muito menos nesse instante crítico em que nós estamos há pouco menos de mil dias da Copa do Mundo no Brasil.
Segundo denúncias, Orlando Silva teria desviado dinheiro do programa Segundo Tempo, usando ONGs como fachada. O ministro foi apontado como mentor e beneficiário desse esquema. O policial João Dias, ex-militante do PCdoB, disse na reportagem que as entidades só recebiam recursos se houvesse o pagamento de uma taxa de até 20% do valor dos convênios. Orlando Silva negou qualquer tipo de envolvimento no caso.
Ainda segundo a denúncia, o PCdoB indicaria os fornecedores e as pessoas encarregadas de conseguir notas fiscais frias. Célio Soares Pereira contou que entregava dinheiro pessoalmente a Orlando Silva na garagem do ministério. Em oito anos, o esquema teria desviado R$40 milhões.

Nenhum comentário: