Powered By Blogger

terça-feira, 28 de junho de 2011

MP pede investigação sobre caso do cavalo que caiu de carroceria no DF

Imagens mostram animal sendo arrastado por alguns metros na EPNB.
Ministério Público diz que soube do caso após veiculação de vídeo.

 

O Ministério Público do Distrito Federal requisitou à Delegacia do Meio Ambiente a abertura de um inquérito para apurar maus-tratos contra um cavalo que caiu da carroceria de uma caminhote no último dia 17. O acidente foi gravado por um internauta (assista ao lado).
O animal foi arrastado por alguns metros na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) após cair do veículo. No dia do acidente, o G1 procurou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, mas nenhum dos órgãos tinha registro do acidente com o animal.

O promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Roberto Carlos Batista, disse que tomou conhecimento do caso após a veiculação das imagens. “Não houve registro de ocorrência policial, só o vídeo trouxe essa noticia para a gente.”
Segundo o delegado-adjunto Richard Moreira, a unidade ainda não recebeu o pedido do MP, mas já começou a investigar o caso. “Por enquanto, não temos nenhuma pista. Contamos com a ajuda da população. As informações podem ser anônimas.”
O delegado Moreira disse que o autor do vídeo já foi ouvido, mas que o depoimento não trouxe novas informações. Ele também afirmou que as imagens não permitem identificar o veículo no qual o cavalo estava sendo transportado.
O MP informou que a delegacia tem 30 dias para instaurar a investigação, com base no artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998. A norma prevê multa e de três meses a um ano de prisão a quem submete um animal a maus-tratos, ferimento ou mutilação. O promotor Batista disse que a pena pode aumentar de um sexto a um terço caso haja morte do animal.
Segundo ele, informações sobre o caso podem ser feitas para o telefone (61) 3234-5481. Não é necessário se identificar.

 

Nenhum comentário: